Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Recomendação do Curso
OFÍCIO Nº 47_22/2011/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES, 26/07/2011 - Conceito 3 (Triênio 2010-2012) 
Endereço
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - Cidade Universitária s/n 
Cidade
CAMPO GRANDE 
Telefone
(67)3345-7392 
Email
ppges.faeng@ufms.br 
Site
www.posgraduacao.ufms.br 
Área
ENGENHARIA CIVIL 
Local
Programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade 
>>Atenção Candidato<<
Clique no item "Arquivos para inscrição" no menu à esquerda para acessar os documentos importantes para o processo seletivo.
APRESENTAÇÃO

O esgotamento das fontes convencionais de energia e de matéria-prima incentivou o estudo de fontes alternativas, bem como o seu uso racional. O conhecimento desta realidade e sua aplicação à nossa região constituem um  desafio para a criação de pessoal qualificado à realização de estudos para o desenvolvimento de soluções energeticamente eficientes e sustentáveis.

Conservação e uso racional de energia, produção e gestão estratégica da sustentabilidade possibilita ter um produto ou serviço com menos consumo energético, eliminando desperdício, assegurando redução global de custo de investimento, bem como a redução de impactos ambientais, sociais, políticos e culturais.

Nestas premissas, o Programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade – PPGES -  se reveste de ampla importância para todos os profissionais que tem interesse em sistemas, metodologias, tecnologias, equipamentos, processos e estratégias voltados para a melhoria da eficiência energética e sustentabilidade.

Dentro do PPGES esta em funcionamento o curso de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade, o qual foi criado pela UFMS em abril de 2011, aprovado e credenciado pela CAPES/MEC em agosto de 2011, e iniciado sua primeira turma em março de 2012. Atualmente é dirigido por professores da área de engenharia elétrica, civil, ambiental, arquitetura e urbanismo e administração; e obteve em sua última avaliação da CAPES - Quadrienal 2013 a 2016 - Conceito 3.

Hoje, esta com a bagagem de 5 anos de funcionamento, com a formação de 31 mestres para o mercado de trabalho e a realização de parcerias com instituições e empresas privadas para a aplicação e extensão universitária das premissas do desenvolvimento sustentável.

 

 

Objetivos


- Propiciar a formação de profissionais, tanto sob os aspectos conceituais e tecnológicos, quanto na utilização eficiente de energia e diretrizes da sustentabilidade.

- Promover a capacitação de profissionais para o desenvolvimento e adoção de métodos e técnicas adequadas para o uso, conservação e racionalização de energia e para produção e gestão de tecnologias mais sustentáveis. 

   -Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em organizações através do uso de tecnologias e gestão da eficiência energética e da sustentabilidade.

- Elucidar as possibilidades de fontes alternativas e renováveis de energia e de matéria-prima para a construção de um ambiente, produto ou serviço que assegure a redução global de custo de investimento, elimine desperdício, promova segurança do nexo energia-água-alimento, bem como a mitigação dos impactos ambientais, sociais, políticos e culturais. 

 

Público- Alvo: Profissional graduado que atua dentro do processo de produção ou da gestão de organizações que envolvam as áreas de Engenharia                  (Civil,  Ambiental,  Elétrica, Mecânica, Produção, Agricola); Arquitetura e Urbanismo; e Quimica, Matemática e Física.

 

Organização

- o curso tem a duração mínima de 12 meses e o máximo de 30 meses. Dentro deste período o pós-graduando deve cumprir os créditos mínimos exigidos e apresentar a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.  

- o curso funciona na modalidade presencial, é organizado no modelo tradicional de ensino, pesquisa e orientação; Para o atendimento do público-alvo, maioria profissionais atuantes no mercado de trabalho, são ofertadas disciplinas semestralmente em regime modular e em regime semestral no período vespertino e noturno.

- o curso apresenta a estrutura de disciplinas obrigatórias: seminários, estágio de docência, probabilidade e estatística, metodologia científica.

- o curso apresenta a estrutura de disciplinas optativas para atendimento das  áreas de concentração: sustentabilidade e eficiência energética.


O curso apresenta duas áreas de concentração:

* Eficiência energética:compreende discussões sobre conceitos, projetos, estratégias e experiências de eficiência energética em edificações, em sistemas de energia na produção, em engenharia hidráulica e saneamento, e em recursos emergentes renováveis. As pesquisas enfocaram análise, planejamento, desenvolvimento e produção de construções ambientalmente confortáveis, de sistemas de energia e de hidráulica e saneamento com redução de consumo de energia, e de tecnologias para aproveitamento das fontes energéticas renováveis;  bem como a aplicabilidade de auditorias, simulações e gestão energética eficiente. 

* Sustentabilidade: compreende discussões sobre os conceitos, projetos, estratégias e experiências em torno do gerenciamento da sustentabilidade nas organizações e da produção de ambientes construídos mais sustentáveis. As pesquisas enfocaram a pluridimensionalidade da sustentabilidade na gestão estratégica de negócios; na concepção e gestão do processo de projetos; na análise e planejamento de cenários edificados; e no desenvolvimento de materiais de construção, de tecnologias construtivas e de cadeias produtivas.

 

 

 

 
NOVOS DOCUMENTOS IMPORTANTES PPGES/FAENG.

Estamos disponibilizando em download de outros arquivos no site da Pós- Graduação, todos os documentos importantes do curso.

Verifiquem e qualquer dúvida entrar em contato com a secretaria do Programa.